Topo

Inteligência artificial vence campeão europeu Go, jogo de estratégia chinês

27/01/2015 08h13

Paris, 27 Jan 2016 (AFP) - A inteligência artificial acaba de atingir um ponto muito importante: um sistema informático derrotou o campeão europeu de Go, um jogo de estratégia intuitiva e muito complexo, de acordo com um estudo publicado nesta quarta-feira na revista científica britânica Nature.

Mas a máquina ainda vai testar sua força em março, em Seul, quando disputará contra o melhor jogador do mundo, o sul-coreano Sud-Coréen Lee Sedol, de 32 anos.

Em outubro, o programa AlphaGo, desenvolvido pela Google DeepMind, derrotou em Londres por 5 a 0 Fan Hui, um jogador profissional chinês instalado na França e considerado como o melhor da Europa, segundo a Nature.

"É a primeira vez que um jogador profissional perde uma partida" para uma máquina, constatou a Associação Britânica de Go, saudando "um avanço importante" da inteligência artificial.

Jogo de origem chinesa extremamente antigo, o Go é jogado por dois, com pinos (pedras) pretos e brancos que são colocados nas interseções de uma tabuleiro quadriculado (goban). O objetivo é ocupar tanto espaço quanto possível, gradualmente, bloqueando os peões do adversário e capturando-os.

"As regras são muito simples", mas "trata-se talvez do jogo mais complexo já inventado pelo homem", ressaltou Demis Hassabis, co-fundador e diretor-executivo da DeepMind, durante coletiva de imprensa organizada pela Nature.

"Agora temos de mostrar que somos capazes de bater o melhor jogador do mundo" da última década, Lee Sedol, disse David Silver, também da Google Deepmind.