Topo

Nova espécie de orquídea é encontrada no Camboja

Imagem divulgada pelo Kew Gardens mostra uma espécie de orquídea documentada pela primeira vez e que foi trazida após uma expedição ao Camboja - Andre Schuiteman/Royal Botanic Gardens Kew/AFP
Imagem divulgada pelo Kew Gardens mostra uma espécie de orquídea documentada pela primeira vez e que foi trazida após uma expedição ao Camboja Imagem: Andre Schuiteman/Royal Botanic Gardens Kew/AFP

05/02/2015 16h18

Botânicos britânicos encontraram uma nova espécie de orquídea no Camboja, anunciaram nesta quinta-feira (5), pouco antes da grande mostra destas flores organizada pelo parque Kew Gardens de Londres.

A nova espécie foi encontrada nas Montanhas Cardamomo do Camboja, durante uma expedição em 2013, e foi trazida para Londres.

No entanto, os pesquisadores não sabiam que era nova até dezembro do ano passado, quando floresceu em uma estufa em Kew.

Esta nova orquídea não fará parte da exposição de orquídeas, que abre em 7 de fevereiro nestes grandes jardins no oeste de Londres.

A flor é marrom e tem um centímetro de comprimento, mas, ao contrário da maioria das espécies desta flor de beleza delicada, esta tem um aspecto mais contundente.

"O que a torna diferente das outras são as grandes protuberâncias que tem sobre as pétalas", explicou Andre Schuiteman, da equipe que a descobriu.

A nova espécie ainda não foi nomeada, mas pertence ao gênero Porpax.