Topo

Astronauta Scott Kelly volta para casa após um ano no espaço

Nasa/AFP
Imagem: Nasa/AFP

01/03/2015 16h35

Washington, 1 Mar 2016 (AFP) - Depois de um ano na órbita da Terra, o astronauta Scott Kelly, de 52 anos, irá começar nesta terça-feira seu retorno após passar mais tempo no espaço do que qualquer outro norte-americano.

"Fisicamente me sinto muito bem", disse Kelly à imprensa por meio de uma vídeo conferência. "Poderia ficar mais 100 dias...poderia ficar mais um ano, caso fosse preciso", afirmou.

Na microgravidade, as gotas de água que flutuam no ar e em contato com o corpo se colam firmemente à pele, o que torna muito difícil tomar um banho. Os astronautas fazem seu asseio com esponjas molhadas.

Motivo pelo qual Scott Kelly disse que "a primeira coisa" que vai fazer ao chegar em casa, em Houston, Texas, será pular na piscina.

Kelly e seu colega russo, Mikhail Kornienko, de 55 anos, aterrissarão aproximadamente às 1h27 (de Brasília) nas estepes do Cazaquistão, após 340 dias no espaço.

Durante a longa permanência na estação, os dois homens foram submetidos a exames médicos regulares, bem como uma bateria de testes e análises para estudar os efeitos a longo prazo da microgravidade sobre o corpo humano.