Topo

Sonda Rosetta aguarda sinal de robô Philae a partir de quinta-feira

Superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, no qual o robô Philae conseguiu pousar - ESA/Rosetta/AP
Superfície do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, no qual o robô Philae conseguiu pousar Imagem: ESA/Rosetta/AP

11/03/2015 17h33

A sonda europeia Rosetta, a bordo da qual viajava o robô Philae - que pousou em novembro no cometa 67P, onde está atualmente - ficará em alerta durante uma semana a partir desta quinta-feira (11), na esperança de receber um sinal de vida de Philae.

O robô Philae, passageiro durante mais de dez anos da sonda espacial europeia Rosetta, pousou em 12 de novembro no cometa 67P Churyumov-Gerasimenko, a mais de 510 milhões de quilômetros da Terra.

O robô reiniciou duas vezes após sua aterrissagem e caiu em uma localidade com relevo acidentado, que lhe faz sombra. Não recebe, portanto, luz suficiente para recarregar suas baterias solares e voltar a funcionar, e está em modo de "espera" desde 15 de novembro.

Mas em março, o cometa está mais perto do sol e recebe mais iluminação: é por isso que a sonda Rosetta vai se mostrar particularmente atenta a qualquer sinal vindo do cometa.

"Nós ligaremos amanhã a recepção da rádio da Rosetta no canal usado pelo Philae. Num período de 8 dias, até 20 de março, nós teremos 11 janelas onde tudo coincidirá particularmente bem: a proximidade do cometa e a situação geométrica", explicou à AFP um porta-voz do Centro Europeu de Operações Espaciais, Daniel Scuka.

"Ninguém tem certeza sobre nada, mas os cientistas acreditam que [o cometa] está suficientemente perto do Sol. O Philae receberá quase duas vezes a quantidade de luz solar que recebe desde que aterrissou em novembro", informou.