Topo

Temporal e tornado deixam sete mortos e 3.600 deslocados no Uruguai

AP
Imagem: AP

Em Miami

17/04/2015 09h18

Colonia Suiza, Uruguai, 18 Abr 2016 (AFP) - Sete pessoas morreram e mais de 3.600 foram deslocadas desde a sexta-feira no Uruguai por uma combinação de eventos meteorológicos que incluíram um tornado devastador e chuvas constantes que inundaram importantes regiões do litoral oeste do país, segundo dados oficiais divulgados neste domingo.

Aos quatro mortos, vítimas de um tornado que devastou a cidade de Dolores, 265 km a oeste de Montevidéu, na tarde de sexta-feira, se somaram outros três mortos, pessoas arrastradas ao tentar cruzar cursos d'água com cheias.

O presidente uruguaio, Tabaré Vázquez, que decretou luto nacional pelos dois mortos em Dolores, deslocou-se neste domingo a esta localidade agrária, situada no departamento (estado) de Soriano.

"Vamos reconstruir Dolores", disse Vázquez aos vizinhos, segundo declarações transmitidas por rádios locais.

A pequena cidade registrou sérios danos na passagem de um tornado na sexta-feira, constatou a AFP no local. Milhares de casas foram destruídas ou danificadas e mais de duzentas pessoas tiveram ferimentos de diversa gravidade.

Além disso, as chuvas constantes dos últimos dias forçaram milhares de uruguaios a deixar suas casas em zonas inundadas.

A cifra de deslocados aumentou sensivelmente ao longo do dia, produto das chuvas e as cheias dos cursos d'água. Com pouco mais de dois mil deslocados pela manhã, o dia termina com 3.623, segundo cifras do Sistema Nacional de Emergências (Sinae).

O departamento mais afetado é Colônia, onde 1.230 pessoas tiveram que deixar suas casas, principalmente na cidade de Rosário, 130 km a oeste de Montevidéu.

O rio Rosário, às margens do qual fica esta cidade, transbordou completamente e interrompeu a rodovia nacional número 1, uma das mais concorridas do país e utilizada para chegar à turística cidade de Colônia do Sacramento e cruzar a capital argentina, Buenos Aires, constatou a AFP.