Topo

Recurso milenar de 'colher água' é usado para combater mudanças climáticas

28/05/2015 20h21

Buenos Aires, 28 Mai 2015 (AFP) - Armazenar água da chuva em cisternas ou escavações na terra, como faziam as milenares civilizações andinas, ajuda a combater os efeitos das mudanças climáticas, afirmaram especialistas reunidos esta quinta-feira em Buenos Aires.

A 'colheita d'água' é um recurso próprio a enfrentar inundações, secas e pragas que castigam a agricultura, segundo documento emitido por uma centena de especialistas latino-americanos e europeus.

"Os problemas da Bolívia com as mudanças climáticas giram em torno da água", explicou na reunião Ricardo Rojas Quiroga, funcionário do ministério de Meio Ambiente e Água.

Rojas Quiroga disse que seu país precisa ampliar a rede de água potável e saneamento.

"Como somos uma nação essencialmente mineradora, o monitoramento das águas nas jazidas deve ser contínuo porque há muita contaminação", afirmou.

Ao destacar uma solução que surge das culturas andinas, ele destacou a importância de armazenar a água das chuvas. Pode-se juntar em cisternas ou em poços feitos na planície ou na montanha.

Outras preocupações que surgiram foram o impacto dos gases contaminantes originados no transporte público.

Também deram ênfase à gestão florestal, à geração de energia renovável, ao manejo de recursos hídricos e à resposta ante as novas migrações climáticas.

Os especialistas foram convocados pelo Euroclima, um programa da União Europeia (UE).

O Euroclima beneficia 18 países latino-americanos. Entre 2010 e 2014, contou com um orçamento de 12,6 milhões de euros para financiar propostas contra as mudanças climáticas.

jos-dm/llu/mvv