Topo

SpaceX lança no domingo cápsula com alface, vermes e estacionamento

Cápsula vai viajar ao espaço em foguete lançado do Cabo Canaveral - Nasa/AFP
Cápsula vai viajar ao espaço em foguete lançado do Cabo Canaveral Imagem: Nasa/AFP

De Miami

27/06/2015 21h34

Alface, vermes e um enorme "estacionamento" para futuras naves espaciais seguem a bordo da cápsula não tripulada Dragon, da empresa privada SpaceX, que será lançada neste domingo (28) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês).

O lançamento da nave a bordo do foguete Falcon 9 está previsto para acontecer às 10h21 locais (11h21 em Brasília), do Cabo Canaveral, na Flórida (sudeste dos Estados Unidos).

A nave Dragon levará 1,8 tonelada de comida, suprimentos e experimentos científicos para a ISS, onde vivem dois cosmonautas russos e um astronauta americano.

A carga também inclui o primeiro de dois Adaptadores Internacionais de Acoplamento, uma espécie de estacionamento que tem como objetivo facilitar a chegada à ISS de naves de carga comerciais nos próximos anos.

Dos inúmeros experimentos que viajam a bordo, dois buscam ajudar os astronautas a cultivar sua própria comida no espaço. Desenvolver essa habilidade é chave para enviar tripulações para destinos mais ousados, como Marte.