Topo

Obama recebe Dilma na Casa Branca para retomar a relação bilateral

30/06/2015 12h02

Washington, 30 Jun 2015 (AFP) - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, recebeu nesta terça-feira no Salão Oval da Casa Branca a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, em um encontro que os dois países consideram fundamental para recompor as relações bilaterais.

Obama e Dilma iniciaram uma reunião que deve abordar a cooperação na área de meio ambiente e um forte estímulo ao crescimento do intercâmbio comercial, assim como entendimentos no setor de defesa.

Os dois países demonstraram interesse em fazer anúncios concretos na cooperação para o combate ao aquecimento global, em especial com a presidente do Brasil anunciando a Obama metas ambiciosas sobre o combate ao desmatamento na próxima década.

Washington e Brasília também pretendem duplicar o intercâmbio comercial nos próximos 10 anos.

Na segunda-feira, Dilma e Obama visitaram o monumento em homenagem ao líder dos direitos civis Martin Luther King Jr, no centro de Washington. Mais tarde, os dois presidentes e um seleto grupo de ministros e assessores especiais compareceram a um jantar na Casa Branca.

A viagem de Dilma Rousseff tem o caráter formal de "visita oficial", afirmaram fontes diplomáticas à AFP, mas Obama fez gestos especiais como hospedar a presidente brasileira na residência oficial para hóspedes, a Blair House, e organizou o jantar de segunda-feira com figuras do alto escalão do governo.

Os laços entre Brasília e Washington sofreram um terremoto em 2013 com as revelações de que a inteligência americana havia grampeado telefones pessoais de Dilma Rousseff. O escândalo motivou o adiamento de uma visita aos Estados Unidos programada para outubro daquele ano.