Topo

Negociadores sugerem rascunho para facilitar acordo global sobre o clima

NASA/Jeff Schmaltz, MODIS Land Rapid Response Team, NASA GSFC
Imagem: NASA/Jeff Schmaltz, MODIS Land Rapid Response Team, NASA GSFC

04/09/2015 09h52

Os copresidentes das negociações sobre o clima anunciaram nesta sexta-feira (4), em Bonn, que estão dispostos a elaborar um rascunho que abra caminho para a adoção, em dezembro, de um acordo global capaz de frear o aquecimento do planeta.

"Acreditamos que as partes solicitarão que nós apresentemos um rascunho unificado que servirá de base para as negociações em Paris", disse à imprensa o representante da Argélia Ahmed Djoghlaf, copresidente das negociações em Bonn.

Espera-se que os representantes dos 195 países presentes em Bonn formalizem esse pedido nesta sexta-feira em sessão plenária, depois da qual os copresidentes redigirão o documento que sintetiza o que já foi acordado pelas partes, antes de uma última sessão de negociação em outubro.

"O documento ficará pronto para outubro", afirmou Djoghlaf, que classificou as negociações desta semana em Bonn como "incrivelmente produtivas".

"Esta sessão satisfez plenamente nossas expectativas", enfatizou.

Os representantes dos 195 países da ONU debatem um texto cujo objetivo principal é reverter o aquecimento global causado pela atividade humano, limitando-o a 2°C.

Durante as negociações, a maioria dos delegados manifestou sua frustração pela lentidão do processo e pediu um mecanismo para agilizá-lo.

"Não estamos atrasados, chegaremos em Paris a tempo e não antes do tempo", disse o diplomata argelino.

Ele ainda insistiu na necessidade de chegar à cidade da COP21 "todos juntos, de uma maneira universal e passo a passo".