Topo

UE anuncia redução em conjunto de 40% das emissões até 2030

Grande parte da terra seca visível na foto costumava ficar submersa pelas águas do rio Powell, no Arizona, Estados Unidos, antes de uma severa seca que atingiu a região nos últimos anos - Rick Wilking / Reuters
Grande parte da terra seca visível na foto costumava ficar submersa pelas águas do rio Powell, no Arizona, Estados Unidos, antes de uma severa seca que atingiu a região nos últimos anos Imagem: Rick Wilking / Reuters

18/09/2015 09h33

 Os países membros da União Europeia (UE) acordaram formalmente sua posição comum para a Conferência de Paris (COP 21) sobre o clima que contempla uma redução de 40% das emissões de gases de efeito estufa até 2030, 50% até 2050 e uma "neutralidade de carbono" até 2100.

Os ministros do Meio Ambiente, reunidos em Bruxelas, deram mandato à UE para negociar estas metas, fixadas em relação às emissões de 1990.

"Temos um mandato de longo prazo", "um mandato forte e responsável", declarou Carole Dieschbourg, ministra do Meio Ambiente de Luxemburgo, país que ocupa a presidência semestral da UE.

"A UE está totalmente equipada para um acordo ambicioso na conferência de Paris sobre o clima", estimou o comissário europeu, o espanhol Miguel Arias Cañete.

Um dos desafios da conferência de Paris, marcada para entre 30 de novembro e 11 de dezembro, será determinar se suas conclusões serão legalmente vinculantes, uma posição que a UE reiterou em várias ocasiões.

Cada país está convidado a publicar sua contribuição antes da conferência de Paris. Além da UE, que é responsável por 9%, trinta países publicaram suas contribuições, que cobrem mais de 60% das emissões mundiais.