Topo

Mortos em deslizamento aumenta para 32 na Guatemala

03/10/2015 14h50

Santa Catarina Pinula, Guatemala, 3 Out 2015 (AFP) - O deslizamento de terra que soterrou parte de uma aldeia na periferia da capital guatemalteca deixou ao menos 32 mortos, enquanto 600 pessoas continuam desaparecidas depois que 125 casas foram destruídas, informou neste sábado o comandande Sergio Cabaña, chefe da Defesa Civil.

"Até o momento são registrados 32 mortos devido ao deslizamento", informou o funcionário à AFP no local do desastre, em uma aldeia do município de Santa Catarina Pinula, 15 km a leste da Cidade da Guatemala.

Cabañas informou que cerca de 3.000 pessoas foram afetadas em consequência do deslizamento de terra devido às fortes chuvas que afetaram nos últimos dias este pais da América Central.

O local parecia desolado neste sábado, enquanto socorristas, militares e voluntários reiniciaram os trabalhos de resgate de pessoas desaparecidas, constatou um jornalista da AFP.

"Eu subi para fazer uma coisa para minha mãe e quando voltei não tinha nada", contou à AFP um desconsolado jovem de 17 anos, Carlos Ac, que segue sem encontrar sua mãe e sete irmãos.

Localizado nos arredores de um necrotério improvisado, cerca de 400 metros do lugar da tragédia, o jovem vestido com as últimas roupas que restaram, uma calça jeans cinza e um casaco preto, contou que sua família é da cidade de Quetzaltenango, 206 km a oeste da capital, e seu sustento era venda de tortilhas.

"Quando soube (da tragédia) liguei para o telefone das três e embora chamasse já não respondiam", disse à AFP Alex López, um mensageiro de 44 anos que perdeu sua ex-esposa, duas filhas de 22 e 21 anos e um neto de dois anos.

López contou que estava à espera do corpo de sua ex-esposa, pois já lhe entregaram os corpos de suas duas filhas e neto.

"Já não se pode morar aqui", lamentou brevemente à AFP Carlos Hernández, um eletricista ferido que com seus poucos pertences nos ombros saiu do local caminhando entre os socorristas que trabalham nas tarefas de resgate.

Contudo, dois bombeiros ficaram feridos ao cair uma parede em cima deles quando tentavam resgatar um corpo entre os escombros.

Cenas de destruiçãoNo local podem ser observados colchões retorcidos e móveis destruídos, enquanto um cachorro fareja o local em busca de seu dono desaparecido e quatro aves carniceiras sobrevoam o local do desastre.

Segundo a Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), a quantidade de vítimas mortais poderia aumentar nas próximas horas na aldeia El Cambray II.

O titular da entidade, Alejandro Maldonado, afirmou que a estimativa contabiliza cerca de 125 casas afetadas pelo deslizamento.

O deslizamento surpreendeu a todos durante a noite da quinta-feira em uma zona que já havia sido declarada de alto risco por estar próxima a um morro e a um rio.