Topo

Socorristas buscam vítimas após deslizamento de terra na Guatemala

03/10/2015 18h59

Santa Catarina Pinula, Guatemala, 3 Out 2015 (AFP) - O número de mortes causadas por um deslizamento de terra que soterrou parte de uma aldeia na periferia da capital guatemalteca subiu para 56, enquanto 350 pessoas continuavam desaparecidas, após a destruição de 125 casas, informou neste sábado uma fonte ligada ao resgate.

"O número de mortos aumentou para 56, entre eles uma dezena de crianças. Além disso, o número de desaparecidos é de 350", disse em entrevista coletiva Julio Sánchez, do Corpo de Bombeiros Voluntários e porta-voz do posto de comando de resgate.

Segundo o socorrista, outras 2,5 mil pessoas foram retiradas do local, mas cerca de 50 famílias se negavam a deixar a área atingida.

Durante a manhã, o comandande Sergio Cabaña, chefe da Defesa Civil, havia indicado à AFP que o número de mortos era de 32, e que os desaparecidos somavam 600 após o deslizamento, ocorrido no município de Santa Catarina Pinula, a 15km da Cidade da Guatemala.

Sánchez informou que 1,6 mil pessoas, entre socorristas, militares e voluntários, participavam do trabalho de resgate.

"Eu subi para fazer uma coisa para minha mãe, e quando voltei não havia nada", contou à AFP Carlos Ac, 17, que seguia sem notícias da mãe e de sete irmãos.

Localizado nos arredores de um necrotério improvisado, a cerca de 400 metros do lugar da tragédia, o jovem, vestido com as últimas roupas que lhe restaram, uma calça jeans cinza e um casaco preto, contou que sua família é da cidade de Quetzaltenango, 206 km a oeste da capital, e que seu sustento era a venda de tortillas.

"Quando soube (da tragédia) liguei para as três, que não atenderam", disse à AFP Alex López, um mensageiro de 44 anos que perdeu a ex-mulher, duas filhas, de 22 e 21 anos, e um neto de 2 anos.

López contou que estava à espera do corpo da ex-mulher, pois já lhe haviam sido entregues os corpos de suas duas filhas e do neto.

"Já não se pode morar aqui", lamentou brevemente à AFP Carlos Hernández, um eletricista ferido, que, com seus poucos pertences nos ombros, saiu do local caminhando entre os socorristas.

Dois bombeiros foram feridos pela queda de uma parede quando tentavam resgatar um corpo entre os escombros.

Cenas de destruiçãoNo local da tragédia, podiam ser observados colchões retorcidos e móveis destruídos, enquanto um cão farejava a área em busca de seu dono, desaparecido.

O titular da Coordenadoria Nacional para a Redução de Desastres (Conred), Alejandro Maldonado, afirmou que a estimativa era de 125 casas afetadas pelo deslizamento, que surpreendeu a todos durante a noite de quinta-feira, em uma zona que já havia sido declarada de alto risco, por estar próxima a um morro e a um rio.