Topo

Balanço de deslizamento na Guatemala sobe para 171 mortos

06/10/2015 19h14

Santa Catarina Pinula, Guatemala, 6 Out 2015 (AFP) - O número de vítimas fatais de um gigantesco deslizamento que arrasou um povoado na capital da Guatemala subiu para 171, ao mesmo tempo que prosseguem as buscas entre os escombros do desastre, informou o governo.

"Até o momento temos 171 corpos recuperados" entre as toneladas de terra que arrasaram cerca de 125 casas, disse a jornalistas o diretor da Coordenadoria para a Redução de Desastres (Conred), Sérgio Cabañas.

Em informe anterior, o funcionário disse à AFP que grupos de emergência haviam resgatado 161 vítimas, enquanto as equipes ainda tentavam encontrar sobreviventes ou recuperar corpos de vítimas.

No entanto, reconheceu que será difícil encontrar sobreviventes devido ao tempo transcorrido desde a tragédia, que ocorreu na noite da quinta-feira passada, quando o deslizamento de terra soterrou as casas na localidade de Cambray II no município de Santa Catarina Pinula, 15km a leste da capital.

A Conred atualizou no domingo o número de desaparecidos para 300 e desde então não forneceu um novo número.

As equipes de resgate localizaram animais vivos. Cabañas disse à AFP que resgataram cães, gatos, papagaios e periquitos, que foram temporariamente adotados pela organização Rescatistas Unidos por los Animales.

As unidades de resgate trabalham pelo quinto dia consecutivo na zona do desastre.

O desmoronamento surpreendeu os vizinhos em uma zona que já havia sido declarada de alto risco pelas autoridades da Defesa Civil por estar assentada entre altas encostas e próximas a um rio.

No local da tragédia, começa a ser sentido um forte odor de corpos em decomposição e os socorristas usam máscaras para evitar contaminação.