Topo

Sul-coreano Hoesung Lee é novo presidente do IPCC

06/10/2015 18h46

Paris, 6 Out 2015 (AFP) - O sul-coreano Hoesung Lee foi eleito nesta terça-feira presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), cujos trabalhos são referência para as negociações sobre a limitação do aquecimento global.

Hoesung vai suceder o indiano Rajendra Pachauri, que renunciou em fevereiro de 2015 após acusações de abuso sexual por parte de uma de suas colaboradoras na Índia.

O sul-coreano, de 69 anos de idade, obteve 78 votos, superando o belga Jean-Pascal van Ypersele (56 votos), e outros quatro candidatos, durante uma reunião do IPCC que ocorreu em Dubrovnik (Croácia).

O pesquisador, especialista em economia do clima, da energia e do desenvolvimento sustentável, era até agora um dos três vice-presidentes da organização.

O IPCC realiza a síntese dos trabalhos feitos no mundo inteiro em diferentes disciplinas, e publicou em 2014 seu quinto relatório completo sobre o aquecimento global, seu impacto e as opções para limitá-lo.

Suas conclusões servem como base para os países negociarem um futuro acordo sobre o clima que, espera-se, seja alcançado na Conferência do Clima de Paris no final do ano.

O próximo relatório do IPCC não é esperado para antes dos próximos cinco anos.