Topo

Astronautas da Nasa fazem caminhada espacial para manutenção da ISS

28/10/2015 11h31

Dois astronautas da Nasa realizam uma caminhada espacial nesta quarta-feira para realizar melhorias e consertos na Estação Espacial Internacional (ISS), informou a agência espacial dos Estados Unidos.

O veterano Scott Kelly, que está na metade de uma missão que prevê a estada de um ano na ISS, começou sua primeira caminhada espacial às 08h03 de Miami (10h03 de Brasília), de acordo com uma transmissão ao vivo da televisão da Nasa.

Seu colega, o engenheiro de voo Kjell Lindgren, também fará sua primeira caminhada espacial, segundo a agência americana.

Lindgren acidentalmente acionou a válvula de água de seu traje espacial cedo demais no processo de preparação para flutuar do lado de fora da câmara de vácuo, mas especialistas da Nasa no controle da missão em Houston estavam monitorando o procedimento por precaução.

As tarefas dos astronautas durante a caminhada de seis horas e meia incluem instalar uma proteção térmica no detector de partículas físicas, tecnologia de ponta da agência conhecido como Alpha Magnetic Spectrometer, que foi acoplado à estação em 2011.

"Também devem aplicar graxa nos componentes do robô Canadarm2 da estação espacial e organizar o cabeamento para preparar os novos portos de atracação para espaçonaves de tripulação comercial dos Estados Unidos", afirmou a Nasa.

Esta é a caminhada de de número 189 feita por astronautas na ISS.