Topo

Al Gore prevê sucesso na Conferência do Clima de Paris

13/11/2015 17h08

Paris, 13 Nov 2015 (AFP) - A conferência de Paris sobre o clima, "a anos-luz das negociações precedentes", será "um sucesso", já que o mundo mudou e entendeu o interesse de lutar contra o aquecimento, declarou nesta sexta-feira à AFP o ex-vice-presidente norte-americano e militante pela causa do clima, Al Gore.

"Nós já temos provas o suficiente para prever que a conferência de Paris será um sucesso". "Estamos a anos-luz das negociações anteriores", "mesmo o texto sobre o qual (os negociadores) estão trabalhando", estimou, durante sua passagem por Paris para lançar um programa para mobilizar o planeta sobre os desafios do clima, a duas semanas da COP21.

"Os franceses fizeram um trabalho excelente para organizá-la, mas as nações do mundo também entenderam as lições do passado e preparam um futuro melhor (...) A dinâmica atual favorece um acordo profícuo", explicou Gore, vencedor do prêmio Nobel da paz em 2007, ao lado dos especialistas do IPCC.

"Estamos vendo um aumento dramático nos eventos extremos relacionados ao clima. Nós vemos os oceanos inundarem a as ruas de inúmeras cidades. Nós sabemos que as crises de refugiados podem ser agravadas (pelo clima), como por exemplo a seca histórica na Síria", enumerou. "É preciso, por diversas razões, estabilizar o clima e parar de perturbá-lo".

"Em todo o mundo, as pessoas agora compreendem mais claramente quais são os perigos e querem optar pelo caminho que se abre para as energias renováveis, uma agricultura sustentável, maior eficácia (energética) e os meios para criar milhões de empregos nesta transição para um futuro sustentável e próspero, com menos emissões de CO2", afirmou.

Al Gore fez, num estúdio provisório instalado aos pés da Torre Eiffel, o lançamento de um programa mundial de 24 horas na internet onde cientistas, políticos e cantores vão se esforçar para mobilizar a opinião pública.

jm-cho/na/nou/we/mm