Topo

Furacão Sandra ganha força no Pacífico

25/11/2015 15h28

Miami, 25 Nov 2015 (AFP) - O furacão Sandra continuava ganhando força em águas do Pacífico nesta quarta-feira, e já era o ciclone mais potente registrado no ano nesta região, mas os metereologistas esperam que perca força até atingir a costa mexicana.

Sandrá era um furacão de categoria 2 nas escala Saffir-Simpson de máximo 5, com ventos sustentados de 155 km por hora, quando se encontrava a 900 km ao sudoeste de Manzanillo, México, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos, em seu boletim das 13h (de Brasília).

"Esta intensidade faz com que Sandra seja o furacão mais potente no Pacífico Norte nesta época do ano", superando o furacão Winnie de dezembro de 1983, que até agora detinha o recorde.

Os meteorólogistas preveem que o ciclone continue ganhando força e alcance a catehoria de "furacão maior" nas próximas horas.

Mas também apontam que posteriormente as condições climáticas serão adversas a ele e Sandra deve enfraquecer rapidamente a medida em que se aproxime das costas do México, embora ainda seja "muito cedo" para saber em que medida afetará a península da Baja California ou outras regiões mexicanas.

Até o momento, ainda não foram emitidas advertências para zonas povoadas.

A temporada de furacões do Pacífico, que oficialmente termina no final de novembro, registrou tempestades, das quais 13 chegaram a ser furacões.

Esta temporada já observou outro recorde: Patricia, em outubro, tornou-se um dos furacões mais poderosos da história da meteorologia.

O furacão atingiu a costa mexicana em outubro como categoria 5, a máxima na escala Saffir-Simpson, e embora tenha destruído dezenas de casas, não causou perdas humanas.