Topo

Após discursos dos governantes, negociadores do clima entram em cena

01/12/2015 05h13

Le Bourget, França, 1 dez 2015 (AFP) - As delegações dos 195 países que participam na conferência sobre o clima COP21 retomam as negociações nesta terça-feira a partir das 9H00 GMT (7H00 de Brasília), no Parque de Exposições de Le Bourget, norte de Paris.

Um pouco antes, a presidência francesa da reunião participará em uma mini-cúpula de chefes de Estado africanos com o título "Desafio climático e soluções africanas".

O presidente americano Barack Obama concederá uma entrevista coletiva antes de retornar a Washington.

A COP21 foi oficialmente aberta na segunda-feira na presença de quase 150 chefes de Estado e de Governo com um apelo enérgico para uma negociação sobre um acordo global contra a mudança climática que preserve a vida das futuras gerações no planeta.

"Nunca algo tão importante esteve em jogo em uma reunião internacional", disse o presidente francês François Hollande ao abrir a conferência, "porque se trata do futuro do planeta, do futuro da vida".

A COP21 acontece no Parque de Exposições Aeronáuticas de Le Bourget, ao norte de Paris, onde os organizadores montaram uma pequena "cidade verde" de 18 hectares, sob rígidas medidas de segurança, adotadas depois dos atentados de 13 de novembro que deixaram 130 mortos na capital francesa.