Topo

UE pede acordo ambicioso em Paris para atrair investimentos

Le Bourget, França

10/12/2015 15h54

O comissário europeu para o clima, Miguel Arias Cañete, pediu nesta quinta-feira um acordo "ambicioso" em Paris para dar um "rumo claro" ao mundo econômico que permita "liberar milhares de milhões de dólares em investimentos" para que a temperatura não aumente acima dos 2° C.

"Queremos que o texto que está sendo negociado seja ainda mais ambicioso (...) para mandar uma mensagem muito clara sobre a seriedade dos estados em se comprometer com uma economia de baixa intensidade em carbono", quer dizer, cujas emissões de gases de efeito estufa sejam mínimas, declarou à imprensa Cañete, à margem das negociações sobre o clima, que se encontram na reta final.

"De outra forma, como as empresas vão ter confiança para aumentar seu nível de investimento?", acrescentou.

É necessário "um rumo claro que permitirá potencialmente desbloquear milhares de milhões de dólares em investimentos" em matéria de energias renováveis, afirmou.

À margem desta conferência, 185 países de 195 apresentaram medidas para limitar ou reduzir suas emissões de gases de efeito estufa até 2025/2030. Para alcançar os objetivos que esses países pretendem estabelecer, o setor energético teria que investir 13,5 bilhões de dólares até 2030, segundo a Agência Internacional de Energia.

Esses esforços, porém, são insuficientes para a temperatura global aumente menos de 2°C.

Um dos desafios da conferência de Paris é a criação de um mecanismo de revisão, regular e progressivo, das políticas climáticas.

"Precisamos de uma revisão de cinco em cinco anos, se não, este acordo terá sido sem sentido", disse Canete, que estimou que o acordo final irá conter definitivamente um "objetivo para 2050" para uma transição energética para um mundo sem dependência de combustíveis fósseis.