Topo

Grande Barreira de Coral australiana apresenta sinais de desbotamento

01/03/2016 21h47

Sydney, 2 Mar 2016 (AFP) - A Grande Barreira de Coral apresenta sinais de desbotamento devido ao aumento da temperatura do mar, fenômeno que pode ficar mais rápido caso as condições meteorológicas não melhorem - alertaram nesta terça-feira pesquisadores australianos.

Pesquisadores alertaram no final de 2015 que o ressurgimento da corrente quente do Pacífico El Niño poderia provocar em 2016 o pior episódio de desbotamento de corais já registrado no mundo.

Cientistas da Universidade de Queensland e da Agência Norte-Americana Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) explicaram que trata-se apenas do terceiro evento deste tipo, e que recifes como os da Grande Barreira australiana seriam particularmente afetados.

O Centro ARC para estudos dos recifes de corais advertiu nesta terça-feira que tais preocupações estavam começando a ser justificadas. "Os relatórios atuais sobre o desbotamento da barreira não correspondem a um episódio de desbotamento maciço", explica Terry Hughes, diretor do centro.

"Mas estamos preocupados com a ocorrência de um número crescente de incidentes de desbotamentos leves ou moderados em vários locais na Grande Barreira de Coral com a aproximação do verão".

O desbotamento dos corais é um fenômeno de enfraquecimento que resulta em descoloração. É causado pelo aumento da temperatura da água, resultando na expulsão de algas simbióticas que dão cor e nutrientes aos corais.

Janice Lough, pesquisadora do Instituto Australiano de Ciência Marinha, disse que as próximas semanas serão cruciais. "Os serviços meteorológicos preveem temperaturas significativamente maiores do que as médias durante o mês de março, o que poderia resultar em mais desbotamento para a Grande Barreira de Coral, a não ser que tenhamos em breve vento e nuvens".

A Grande Barreira de Coral australiana, listada como Patrimônio Mundial desde 1981, está ameaçada pelo aquecimento global, escoamento agrícola, o desenvolvimento econômico e a proliferação das coroas-de-espinhos, espécie de estrelas do mar que destroem os corais.