Topo

AlphaGo vence última partida da disputa entre homem e máquina

15/03/2016 09h05

Seul, 15 Mar 2016 (AFP) - O programa de informática AlphaGo conquistou nesta terça-feira a vitória final com quatro partidas no campeonato do jogo Go entre homem e máquina, no qual competia com o campeão sul-coreano Lee Se-Dol.

A vitória do programa AlphaGo, criado pela DeepMind, representa um êxito para esta companhia do Google que assegura ter criado uma nova forma de inteligência artificial (AI) com pensamento "intuitivo". Esse programa poderá ser aplicado a outros campos.

"Fico sem palavras, foi a experiência de jogo mais incrível que já vivi", declarou o presidente do DeepMind, Demis Hassabis.

Por sua parte, Lee Se-Dol, campeão sul-coreano deste jogo de tabuleiro de origem chinesa, estava visivelmente frustrado com sua derrota depois de cinco horas de partida.

"Comecei a partida achando que tinha vantagem, mas o fato de que tenha me derrotado demonstra meus defeitos", afirmou o jogador de 33 anos.

"Acho que o AlphaGo ainda está em um nível no qual pode ser derrotado por um humano e, neste sentido, estou um pouco decepcionado", acrescentou.

Lee tem 18 títulos internacionais e é considerado um dos melhores jogadores de Go da era moderna.

A disputa foi acompanhada por cerca de dez milhões de torcedores deste jogo muito popular no leste a Ásia e que requer grandes doses de estratégia.

Até agora, a vitória mais famosa de uma máquina frente ao homem aconteceu em 1997, quando o computador da IBM Deep Blue derrotou o então campeão mundial de xadrez, Garry Kasparov.

O desafio parecia mais complicado no jogo Go, em que dois adversários tentam ocupar o maior espaço possível em um tabuleiro quadriculado, colocando, alternadamente, bolas pretas e brancas.

Para vencer no nível mais alto é necessário ter intuição e criatividade, dois quesitos em que se acreditava que o homem fosse superior à máquina.

A Google DeepMind, criadora do AlphaGo, havia apresentado o jogo Go como "o Everest da inteligência artificial".

O programa AlphaGo se tornou famoso ao vencer, em outubro passado (5-0), um primeiro torneio de cinco partidas contra o campeão europeu de Go, Fan Hui.

O objetivo maior da inteligência artificial é realizar tarefas gerais com diversos propósitos, mais do que operações simples e de precisão. Ou seja, um comportamento complexo, mais parecido com o raciocínio humano, baseado em uma série de motivações e na aprendizagem.

No caso do jogo Go, os engenheiros do Google perceberam que sua criação poderia vencer adotando um enfoque mais humano, em vez de se concentrar apenas na potência matemática da máquina.

O AlphaGo usa dois jogos de "redes neutras", que lhe permitem processar dados de uma forma semelhante à do homem, descartando milhões de potenciais movimentos inúteis.

Outra de suas grandes novidades é que ele emprega algorítimos que lhe permitem aprender e melhorar com experiências passadas.

jhw-sh/gh/rb/pc/avl/cn