Topo

SpaceX anuncia pouso do primeiro estágio de foguete em uma plataforma marítima

Malcolm Denemark/AP
Imagem: Malcolm Denemark/AP

06/05/2016 06h02

A empresa privada SpaceX conseguiu nesta sexta-feira realizar o pouso com sucesso, em uma plataforma no Atlântico, do primeiro estágio do foguete Falcon, que acabara de colocar em órbita um satélite japonês.

O Falcon decolou, como estava previsto, às 1H21 (2H21 de Brasília) de Cabo Canaveral (Flórida) e colocou em órbita com sucesso o satélite de comunicação japonês SKY perfect JSAT.

Depois retornou e conseguiu uma aterrissagem perfeita em uma plataforma instalada no Oceano Atlântico, em meio aos gritos de "USA, USA" dos técnicos.

A empresa está tentando aperfeiçoar a técnica de pouso para poder reutilizar os estágios dos foguetes, ao invés de simplesmente observar sua queda no mar.

A SpaceX tinha problemas com o Falcon porque depois de colocar o satélite em órbita, o foguete retornava à atmosfera em grande velocidade, o que dificultava a desaceleração. Mas o pouso foi considerado perfeito.

A empresa, que pertence a Elon Musk, já havia realizado duas vezes, com sucesso, o pouso do primeiro estágio do Falcon 9. A primeira na Flórida e a segunda em uma plataforma no Atlântico, no dia 9 de abril, depois que o foguete lançou a cápsula de carga sem tripulação Dragon para a Estação Espacial Internacional.