Topo

Previsão de temporada de furacões 'quase normal' no Atlântico (EUA)

27/05/2016 16h43

Miami, Estados Unidos, 27 Mai 2016 (AFP) - A temporada de furacões no Atlântico, que vai de 1 de junho a 30 de novembro, será "quase normal", o que significa que possivelmente ocorrerão mais tempestades do que nos anos anteriores, anunciaram as autoridades meteorológicas americanas nesta sexta-feira.

A Administração Americana Oceânica e Atmosférica (NOAA) indicou que há 70% de possibilidade de que se formem de 10 a 16 tempestades com nome (são nomeadas quando superam os 60 km/h), das quais entre quatro e oito poderiam se tornar furacões.

Entre um e quatro destes poderiam ser potenciais "grandes furacões", ou seja, de categorias 3, 4 ou 5 na escala Saffir-Simpson (com ventos de 178 km/h ou mais).

"Uma predição de uma temporada 'quase normal' sugere que poderíamos ter mais furacões do que temos tido nos últimos anos, que estiveram abaixo do normal", explicou Gerry Bell, meteorologista do Centro de Predição Climática do NOAA.

Uma temporada "quase normal" não quer dizer que deve-se baixar a guarda, afirmou a chefe da administração meteorológica, Kathryn Sullivan.

A temporada de furacões do ano passado não causou maiores estragos no Atlântico, mas foi muito ativa no Pacífico, com oito tempestades tropicais no primeiro e 20 no segundo.

Este ano, persistem as incertezas "a respeito de ter terminado a época de grande atividade no Atlântico", disse Sullivan.

Os fenômenos climáticos "El Niño" e "La Niña" produzem incertezas a respeito de como afetarão a formação de furacões.

O "El Niño" está se dissipando, mas o NOAA acredita que existe 70% de chance de que "La Niña", que estimula a formação de furacões, esteja presente durante os meses de maior atividade, que vão de agosto a outubro.

A primeira tempestade da temporada se chamará Alex, adiantou o NOAA.