Topo

Solução de problema matemático levaria 10 bilhões de anos para ser lida

iStock
Imagem: iStock

Em Bordeaux (França)

08/07/2016 21h43

Três matemáticos apresentaram nesta sexta-feira na França uma solução para um problema tão extensa que um ser humano levaria 10 bilhões de anos para lê-la, anunciou o Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS).

O chamado problema booleano dos ternos pitagóricos intrigava a comunidade matemática há 35 anos.

Na manhã desta sexta-feira, na conferência científica internacional SAT 2016 organizada na cidade de Bordeaux (sudoeste), três informáticos dos Estados Unidos e do Reino Unido conseguiram resolver o problema, graças a um algoritmo de concepção francesa e à uma supercalculadora.

O milagre do algoritmo

O resultado equivale em extensão a "todos os textos digitalizados em posse da biblioteca do Congresso dos Estados Unidos", ou cerca de 200 terabytes de dados, de acordo com um informativo do CNRS.

O enunciado do problema é considerado "simples" pelos matemáticos: é possível colorir cada número inteiro positivo (como 1, 2 ou 3) de azul ou vermelho de forma que nenhuma sequência de números que satisfaz a famosa equação de Pitágoras (a2 + b2 = c2) seja toda da mesma cor?

Se a e b são vermelhos, por exemplo, então c pode ser azul. Mas os três não poderiam ser todos azuis nem vermelhos.

A solução mostra que tal esquema de coloração é, de fato, possível - até o número 7.824, mas não além disso, explica Laurent Simon, do Laboratório de Pesquisa Informática da Universidade de Bordeaux.

Uma resposta inalcançável para um ser humano, já que existem mais de "10 elevado a potência 2.300 maneiras de colorir esses números até 7.825", afirma o pesquisador.

Para chegar a esta conclusão, Marijn Heule (Universidade do Texas), Oliver Kullmann (Universidade de Swansea) e Victor Marek (Universidade de Kentucky) utilizaram diversas técnicas para reduzir as possibilidades a um bilhão, e logo as analisaram em "pacotes".

Depois disso, a supercalculadora Stampede da Universidade do Texas precisou apenas de dois dias para revisar esses pacotes e encontrar a resposta esperada há mais de três décadas.