Topo

Nave de carga Dragon da SpaceX aterriza no Pacífico

26/08/2016 16h59

Miami, 26 Ago 2016 (AFP) - A nave de carga não tripulada Dragon da SpaceX pousou na sexta-feira no oceano Pacífico, trazendo informações de pesquisas realizadas pela Nasa na Estação Espacial Internacional (ISS), disse a agência espacial dos Estados Unidos.

A cápsula retornou à Terra às 11h47 locais (12h47 de Brasília), a sudoeste do estado mexicano de Baja California, com mais de 1.360 kg de carga.

Alguns dos experimentos feitos a bordo da ISS devem ajudar os cientistas a compreenderem melhor os efeitos de voos espaciais de longa duração sobre o corpo humano, em um momento em que a Nasa trabalha para enviar astronautas a Marte até 2030.

Uma das pesquisas analisou como a microgravidade afeta as células cardíacas humanas, e outra usou ratos de laboratório para estudar como o voo espacial afeta o DNA.

O retorno da nave espacial conclui a nona missão de reabastecimento da SpaceX, com sede na Califórnia, contratada para transportar suprimentos para os astronautas que vivem na ISS.

A Dragon foi lançada no mês passado em Cabo Canaveral, na Flórida, e chegou à ISS em 20 de julho, levando o primeiro de dois adaptadores de acoplamento, um dispositivo que servirá de 'estacionamento' para as naves privadas que viajarem para a estação nos próximos anos.

A Dragon da SpaceX é a única transportadora de carga espacial capaz de trazer de volta equipamentos para a Terra. Outras, como a Cygnus da Orbital ATK, se incendiam ao reentrar na atmosfera terrestre.