Topo

Rússia perde contato com nave não tripulada que viajava à ISS

01/12/2016 15h17

Moscou, 1 dez 2016 (AFP) - A agência espacial russa anunciou nesta quinta-feira que perdeu o contato com uma nave não tripulada pouco depois de seu lançamento do cosmódromo de Baikonur (Cazaquistão) rumo à Estação Espacial Internacional (ISS).

"A comunicação foi perdida hoje 383 segundos depois do lançamento do foguete Soyuz-U que transportava a nave de carga Progress MS-04", indicou através de um comunicado a Roscosmos, ressaltando que seus especialistas estão investigando o problema.

O acoplamento da Progress MS-04, que transporta uma carga de cerca de 2,4 toneladas de combustível, alimentos e equipamentos, com a ISS estava previsto para este sábado às 16h43 GMT (14h43 de Brasília), segundo a Roscosmos.

Em abril de 2015, o lançamento de uma nave de carga Progress falhou, e a nave se desintegrou conforme caía na Terra.

O incidente, que a Rússia atribuiu a um problema no foguete Soyuz, provocou uma profunda crise na indústria espacial do país, e Moscou teve de suspender todos seus voos espaciais durante quase três meses.

A tripulação atual da ISS está composta pelo francês Thomas Pesquet, os americanos Peggy Whitson e Shane Kimbroughet e os russos Oleg Novitski, Serguei Rajikov e Andrei Borissenko.