Topo

Investigação aponta motivos de acidente de módulo europeu em Marte

Módulo europeu Schiaparelli sofreu acidente em 19 de outubro do ano passado - D. Ducros/ ESA/ AP
Módulo europeu Schiaparelli sofreu acidente em 19 de outubro do ano passado Imagem: D. Ducros/ ESA/ AP

25/05/2017 08h38

Um software se viu perturbado "por informações contraditórias" imediatamente antes da aterrissagem em Marte. Esta é uma das conclusões da investigação encomendada pela Agência Espacial Europeia (ESA) sobre o acidente do módulo europeu Schiaparelli em 19 de outubro do ano passado.

A aventura do módulo de aterrissagem experimental, que acabava de realizar uma viagem de sete meses para Marte levando uma sonda russo-europeia, terminou brutalmente com uma queda livre de 3,7 km.

O impacto com o solo ocorreu a uma velocidade de 540 km/h.

A investigação, conduzida por peritos independentes sob a presidência do inspetor-geral da ESA, divulgada na internet na quarta-feira à noite, confirma a primeira hipótese avançada pela agência em novembro.

Também faz uma série de recomendações para evitar tais "falhas ou fraquezas" no futuro, segundo a agência.

Europa e Rússia preparam uma missão conjunta, ambiciosa e delicada, que planeja enviar a Marte em 2020 um robô móvel encarregado de perfurar o solo para tentar encontrar sinais de vida passada.

"Há claramente uma série de questões que deveriam ter recebido mais atenção na preparação, validação e verificação do sistema de entrada, descida e aterrissagem", observa David Parker, diretor de voos tripulados e robótica da ESA.

"Vamos considerar as lições" do episódio para a preparação da missão ExoMars 2020, acrescentou.

Até agora, apenas os americanos conseguiram pousar em Marte aparelhos experimentais.

O relatório da investigação europeia salienta que o módulo experimental Schiaparelli "esteva muito perto de pousar com sucesso em Marte no lugar previsto".