Topo

Primeira nave espacial reciclada chega à Estação Espacial

NASA TV via AP
Imagem: NASA TV via AP

Em Miami

05/06/2017 12h33

A primeira nave espacial reciclada, da empresa SpaceX, chegou nesta segunda-feira à Estação Espacial Internacional (ISS), dois dias depois de ter sido lançada em um foguete Falcon 9 de Cabo Canaveral, na Flórida.

Imagens ao vivo da Nasa mostraram a cápsula de carga Dragon se aproximando da estação orbital e sendo capturada por seu braço robótico às 09H52 (10H52 de Brasília).

"Captura completa", disse a astronauta americana Peggy Whitson, que manipulava o braço de dentro da ISS.

A nave leva cerca de 2.700 quilos de material para pesquisa científica, suprimentos para a tripulação e ferramentas.

Originalmente, esta cápsula havia voado na quarta missão de reabastecimento da SpaceX em 2014.

Sua chegada a torna a primeira nave espacial americana a retornar à ISS desde que terminou o programa espacial deste país em 2011.

Esta é a 11ª viagem de reabastecimento da empresa privada SpaceX à ISS sob um contrato de 1,6 bilhão de dólares com a Nasa.

"Agora temos uma nova geração de veículos, liderada por sócios comerciais como a SpaceX, que constroem a infraestrutura que nos levará ao futuro da exploração", declarou o astronauta da Nasa Jack Fischer enquanto falava com Houston.

A SpaceX está trabalhando em uma nova versão de sua cápsula Dragon que transportará uma tripulação à ISS, o que talvez seja possível já no próximo ano.