Topo

Trump estaria disposto a assinar uma nova versão do Acordo de Paris

Saul Loeb/AFP
Imagem: Saul Loeb/AFP

28/01/2018 08h04

Londres, 28 Jan 2018 (AFP) - O presidente americano Donald Trump estaria disposto a voltar a assinar o Acordo de Paris, mas apenas se o texto incluir mudanças substanciais, de acordo com trechos de uma entrevista divulgados neste domingo (28).

Trump anunciou em junho de 2017 a decisão de abandonar o pacto de Paris por considerar que este era um "acordo ruim" para os Estados Unidos, uma medida muito criticada pela comunidade internacional.

Apesar das críticas de Trump ao acordo histórico, assinado por seu antecessor, Barack Obama, ele afirmou que estaria disposto a assinar uma versão reformulada do acordo.

"O acordo de Paris teria sido, para nós, um desastre", disse ao canal britânico ITV em uma entrevista que será exibida durante a noite.

"Se conseguirmos um bom acordo (...) então sempre existe a possibilidade que nós retornemos", completou Trump, que chamou o atual acordo de "horrível" e "injusto" para os Estados Unidos.

Trump anunciou no dia 1 de junho do ano passado a saída dos Estados Unidos do Acordo de Paris para limitar o aquecimento global, assinado em dezembro de 2015 na capital francesa e que inclui 197 países.

Segundo o acordo, os países se comprometem a reduzir voluntariamente as emissões de dióxido de carbono até 2030.

"Se alguém afirmar 'vamos voltar ao Acordo de Paris', teria que ser um acordo totalmente diferente porque tínhamos um acordo horrível", declarou Trump, segundo os trechos da entrevista. "Se me perguntarem se eu voltaria: claro que sim (...) gostaria", completou.

No início do mês, Trump disse que Washington "possivelmente" poderia voltar a integrar o acordo, o que gerou especulações de que esta seria uma estratégia para obter metas mais fáceis de cumprir.