Topo

Atkins é a dieta mais eficiente, diz pesquisa

da BBC, em Londres

07/03/2007 11h21

Mulheres que seguiram a dieta Atkins por um ano perderam mais peso e tiveram os efeitos mais positivos no colesterol e na pressão sanguínea, de acordo com uma pesquisa realizada nos Estados Unidos.

O estudo da Universidade de Stanford colocou 311 mulheres em quatro dietas diferentes.

A dieta Atkins, pobre em carboidrato e rica em proteína, foi a que mostrou os melhores resultados, com perda de peso média de 4,7 quilos em um ano.

As mulheres que seguiram a dieta Atkins também apresentaram redução do mau colesterol e da pressão, além de um aumento nos níveis do bom colesterol.

O grupo que seguiu a dieta Learn (pobre em gordura e rica em carboidratos) perdeu em média 2.6 kg. Quem fez a dieta Ornish (muito rica em carboidratos e muito pobre em gorduras) perdeu 2.17 kg. O último grupo seguiu a dieta Zone (focada em uma proporção de 40:30:30 de carboidratos, proteínas e gorduras) e emagreceu em média 1.59 kg.

O estudo, publicado na revista Journal of the American Medical Society, foi realizado de forma a imitar as condições da vida real. As participantes tiveram aulas explicando as dietas nas primeiras oito semanas, e depois receberam livretos com dicas sobre como seguir os regimes.

Simplicidade

Para o pesquisador Christopher Gardner, a simplicidade da dieta Atkins pode ter sido responsável pelos bons resultados.

“É uma mensagem muito simples. Corte todos os carboidratos refinados para perder peso&?8221;.

Além disso, o fato de a dieta ser rica em proteínas também pode ajudar, já que faz com que as pessoas se sintam satisfeitas mais rápido.

&?8220;Muitos profissionais de saúde, incluindo nós, ou descartam o valor das dietas muito baixas em carboidratos ou estão céticos em relação a elas&?8217;, disse Gardner. &?8220;Mas elas parecem ser uma alternativa viável para quem faz dieta.&?8221;

Apesar dos bons resultados da Atkins nos doze meses da pesquisa, alguns membros do grupo que seguiu essa dieta começaram a engordar novamente no final do estudo.

Longo prazo

A pesquisa não analisou os efeitos de longo prazo das dietas.

Críticos dos regimes baixos em carboidratos e ricos em proteínas dizem que eles podem trazer problemas como doenças cardíacas.

Os pesquisadores admitiram a possibilidade de que as conseqüências negativas das dietas possam aparecer no futuro.

A médica Frankie Phillips, da Associação Dietética Britânica, disse que os efeitos de longo prazo da Atkins ainda não são claros.

&?8220;Nossa preocupação com as dietas baixas em carboidratos é que elas limitam severamente a quantidade de comidas integrais saudáveis que as pessoas podem comer&?8221;, disse.

&?8220;As pessoas deveriam considerar se uma dieta exclui um grupo específico de alimentos pode fornecer todos os nutrientes necessários para que o corpo funcione direito.&?8221;