Topo

Museu berlinense mostra passado e futuro dos robôs

Marcelo Crescenti, de Frankfurt

09/04/2007 11h45

O Museu da Comunicação de Berlim dedica uma mostra especial à história dos robôs e à interação entre homem e máquina.

A exposição intitulada Die Roboter kommen! ('Os robôs vem aí!', em tradução livre) mostra o desenvolvimento da tecnologia robótica, mas não se limita a temas técnicos.

O museu mostra também a visão que se tinha dos robôs em várias épocas - em pinturas, revistas e filmes de ficção científica.

O homem se ocupa com seu colega mecânico há muito tempo: uma das peças mais antigas expostas em Berlim mostra um desenho de 1740 que retrata um misto de mulher e relógio.

Entre os séculos 16 e 19 foram criados vários mecanismos capazes de fazer música ou desenhar que fascinavam as pessoas.

Semelhança

Os primeiros robôs semelhantes ao ser humano surgiram entre os anos 20 e 50 do século passado.

A mostra berlinense inclui um dos primeiros deles, com o nome de "Sabor V", que hoje mais parece um tosco homem de lata.

A exposição vai até os dias atuais e mostra que os robôs já estão em toda a parte: só na Alemanha há cerca de 130 mil deles na indústria.

O Museu da Comunicação mostra robôs modernos, que são capazes de aprender através da interação com os humanos.

No futuro os andróides poderão se comunicar com os humanos, e há até quem diga que por volta de 2050 será realizado o primeiro jogo de futebol entre máquinas e humanos.

A mostra no Museu da Comunicação em Berlim foi inaugurada no começo de abril e fica exposta até o dia 2 de setembro de 2007.