Topo

Exposição explora teoria da evolução de Darwin

BBC Brasil

04/05/2007 12h49

Uma exposição no Masp (Museu de Arte de São Paulo) mostra a vida, pesquisas e objetos pessoais do evolucionista Charles Darwin.

A mostra Darwin fica em cartaz no Masp a partir desta sexta-feira até o dia 15 de julho e recria a viagem de descoberta de Darwin.

A mostra está dividida em oito seções que retratam toda a trajetória da vida do evolucionista - a expedição do Beagle, descobertas de novas espécies e o desenvolvimento da teoria da evolução.

A exposição foi trazida do Museu de História Natural de Nova York, mas tem como destaque a presença de animais vivos da fauna brasileira como jabutis, iguanas, sapos e orquídeas exóticas.

A exposição foi originalmente apresentada entre 2005 e 2006 no Museu de História Natural de Nova York e atraiu mais de 500 mil visitantes. Esta exposição original foi desmembrada em duas mostras. Uma está em Boston e a outra veio para o Brasil.

Além de manuscritos originais do naturalista britânico e objetos de Charles Darwin como a lupa usada em seus estudos, a exposição também conta com esqueletos, animais empalhados, vídeos e fósseis.

Em 1831, Darwin embarcou em uma expedição pela América do Sul (incluindo Brasil) no HMS Beagle. Em 1859, o naturalista publica A Origem das Espécies, livro que, ao apresentar sua revolucionária teoria sobre a evolução mudou o mundo.

O cientista continuou a escrever sobre botânica, geologia e zoologia até a sua morte.
Depois do Brasil, esta exposição deve ir para Nova Zelândia, Japão e Espanha.