Topo

Descarga de ar é segredo de banheiro espacial

BBC Brasil

14/05/2007 10h26

Uma visita a um laboratório espacial nos Estados Unidos levou o Príncipe Philip, marido da rainha da Grã-Bretanha Elizabeth 2ª, a perguntar como astronautas lidam com suas "necessidades pessoais" no espaço.

A resposta está na vazão do ar. Na Terra, ou ao menos no Ocidente, o sanitário padrão funciona à base de descargas de água, que carregam os detritos para dentro de um cano.

Sanitários espaciais, no entanto, usam ar, já que a água é problemática em gravidade zero.

No ônibus espacial, fezes e urina são levadas embora por uma "descarga" de ar.

O sanitário unissex lembra uma privada convencional, mas tem correias para amarrar os pés e barras sobre as coxas para impedir que os astronautas saiam voando no meio da operação.

O assento é desenhado de forma a que o astronauta cubra toda a cavidade e possa ser totalmente limpo pela descarga de ar.

A boa notícia é que, ao menos no ônibus espacial, urinar em pé é possível. Um funil acoplado a uma mangueira pode ser usado por homens e mulheres. Basta conectá-lo ao sanitário usando um mecanismo próprio.

Reciclagem

O sistema separa detritos sólidos de líquidos. Os sólidos são comprimidos e permanecem à bordo para ser descartados após aterrissagem.

Os líquidos são liberados no espaço. A Nasa espera um dia poder reciclar os detritos.

Pesquisadores da Universidade de Guelph, no Canadá, disseram que a reciclagem será fundamental na alimentação de astronautas em futuras missões para Marte.

O ar usado no sanitário do ônibus espacial tem de ser filtrado para que o mau cheiro e as bactérias sejam eliminados antes que ele possa circular novamente pela nave.

Na Estação Espacial Internacional, o princípio fundamental é similar.
Um ventilador produz descargas de ar para "varrer" os detritos, que também ficam armazenados.

A urina é sugada e guardada em recipientes de 20 litros que são colocados na nave de carga Progress. A nave é jogada na atmosfera e se desintegra.

Para detritos sólidos, um saco plástico com furos é colocado dentro do sanitário. O ar é sugado pelos furos levando todo o material para dentro do saco.

Um elástico fecha o orifício e o saco é armazenado em um recipiente de metal. Um novo saco é automaticamente instalado no sanitário para o próximo visitante. O recipiente também é colocado na nave Progress.

Durante decolagens, que podem ser demoradas, os astronautas usam fraldas descartáveis, já que não podem se levantar para ir ao banheiro.