Topo

Poluição do ar atinge 6 em cada 10 cidades na China

12/06/2007 09h09

Um estudo divulgado pelo departamento nacional de Administração da Proteção Ambiental da China (SEPA, State Environment Protection Administration, em inglês) concluiu que seis em cada dez cidades chinesas sofrem com a poluição do ar.

O relatório divulgado na segunda-feira avaliou o país por amostragem e concluiu que a qualidade do ar é boa em apenas 37,6% das cidades chinesas. Ao todo, 585 municípios foram pesquisados.
Isso representa uma piora em relação ao último levantamento. Em 2005, 44,9% das cidades tinham uma atmosfera saudável.
Entre as 39 cidades que estão em uma "lista negra" das maiores poluidoras - em que a poluição do ar é considerada "severa" - sete se localizam no nordeste da China, na província de Liaoning, cuja economia é baseada na indústria pesada.

O relatório também concluiu que quase 60% das cidades ainda despejam esgoto no meio-ambiente sem nenhum tratamento.
Ainda hoje, pelo menos 200 municípios dentre os pesquisados não processam os seus dejetos.

Apesar do volume de esgoto tratado nas áreas urbanas ter praticamente dobrado em relação a 2005, passando de 22,9% para 42,5%, a qualidade da água potável caiu 7,24%.

Nos últimos dois anos houve um aumento no volume de lixo processado. Atualmente 59,5% do lixo doméstico passam por algum tipo de tratamento, em contraste com menos de 20% em 2005.

Mesmo assim, 187 municípios dos 585 pesquisados ainda não dispõem de qualquer centro para a seleção e reciclagem.
Segundo o jornal estatal , apesar dos números, o combate à poluição nas áreas urbanas está melhorando. Várias unidades para tratamento de dejetos e processamento de lixo teriam sido construídas no país, especialmente nas regiões prósperas, disse o periódico.
A China tem como meta para 2012 conseguir chegar a tratar 70% do esgoto e 60% de todo o lixo que produz.