Topo

Álcool causa 43% das mortes de homens adultos na Rússia, diz estudo

BBC Brasil

15/06/2007 11h06

Pesquisadores britânicos estimam que 43% das mortes de homens em idade para trabalhar na Rússia ocorrem por causa do consumo excessivo de bebidas alcoólicas.

Entre esses produtos estão cerveja, vinho e bebidas destiladas, mas também extratos de ervas vendidos em farmácias, loção pós-barba e produtos para limpeza, que são de fácil acesso e contem até 97% de álcool, segundo o estudo publicado na revista Lancet.

Descobriu-se que eles têm muito poucas toxinas mas são letais por causa do alto teor alcoólico.

A expectativa média de vida dos homens russos é "excepcionalmente baixa" - 59 anos - em comparação ao dado relativo às mulheres, que é de 72 anos.

A mortalidade dos homens em idade para trabalhar é 3,5 vezes maior do que a do mesmo grupo na Grã-Bretanha.

Estudos anteriores mostraram que os níveis de consumo de álcool entre a população russa são elevados. Bebidas destiladas como a vodca são populares.

Mas a equipe da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres quis levar em conta álcool contido em outros produtos.
Eles examinaram os óbitos de 1.750 homens entre 25 e 54 anos em 2003 e 2005 em Izhevsk, uma típica cidade russa nos Montes Urais.

Familiares dos mortos deram informações sobre o hábito de beber que tinham em vida.

Mortalidade alta

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas tradicionais como cerveja, vinho e destilados ou de produtos contendo álcool causou 43% das mortes, segundo a pesquisa.

Homens que ingeriam grandes quantidades de bebidas alcoólicas ou consumiam produtos que continham álcool tinham uma probabilidade seis vezes maior de morte do que homens abstêmios ou que consumiam as bebidas tradicionais em moderação.

Os que bebiam especificamente outros produtos que continham álcool tinham nove vezes maior probabilidade de morte do que os demais.

David Leon, chefe da pesquisa, disse: "Nós estamos falando de coisas como colônia e loção pós-barba, que são facilmente encontradas em quiosques e são mais baratas (do que as bebidas alcoólicas tradicionais) porque não estão sujeitas a impostos."

"O trabalho importante que nós fizemos é de toxicologia e no caso de vários destes produtos, tudo o que eles contém é água e etanol e algo que lhes dá um cheiro - as pessoas estão morrendo por causa da concentração de álcool em uma forma barata, disponível."

"Eles deveriam ter maior regulamentação", disse Leon.

Segundo ele, o número de óbitos causados pelo consumo impróprio de álcool deve ser ainda maior pois seu trabalho só se concentrou em homens que viviam com suas famílias.

Andrew McNeill, diretor do Instituto de Estudos do Álcool, disse que há um problema com o consumo excessivo de bebidas alcoólicas no Leste Europeu.

"Bebida alcoólica era a única coisa que as pessoas tinham condição de comprar. Gorbachev tentou deixar todo mundo sóbrio mas não conseguiu manter isso", disse McNeill.

Ele acrescentou que o rápido desenvolvimento econômico dos últimos anos pode ter levado a um aumento dos problemas sociais que, freqüentemente, estão na base do consumo excessivo de álcool.

Mas Jurgen Rehm, do Centre para Vício e Saúde Mental, em Toronto, no Canadá, disse que vários fatores podem ter afetado os índices de mortalidade na Rússia durante o período coberto pelo estudo. A ingestão de produtos contendo álcool "muito provavelmente não são o maior fator".