Topo

Proibição do fumo em bares entra em vigor na Inglaterra

BBC Brasil

01/07/2007 10h52

Fumantes da Inglaterra tiveram a última chance de acender seus cigarros em bares e restaurantes na madrugada deste domingo.

Às 6h deste domingo (hora local, 2h em Brasília), passou a vigorar a nova lei que proíbe o fumo em ambientes de trabalho e outros espaços públicos fechados em todo o país.

A Escócia, o País de Gales e a Irlanda do Norte já vinham aplicando uma lei semelhante.

A proibição tem por objetivo reduzir as mortes pelo fumo passivo, que segundo médicos britânicos, passam de 600 por ano.

Benefícios

O governo também espera que a nova lei ajude os fumantes a largar o vício e que desestimule jovens a começar a fumar.

"Um país livre do cigarro vai trazer melhoras à saúde de milhares de pessoas, vai reduzir a tentação de fumar e vai incentivar os fumantes a parar", disse o novo secretário de saúde britânico, Alan Johnson.

Quem infringir a lei receberá uma multa de até 50 libras (cerca de R$ 193), mas o valor pode chegar a 200 libras (aproximadamente R$ 755) se for condenado por um tribunal.

A legislação, no entanto, está sendo contestada por um grupo de pressão chamado Freedom to Choose ("Liberdade de Escolha"), que diz que ela viola a Convenção Européia de Direitos Humanos.

Polêmica

Outros acreditam que a proibição poderá acabar com a tradicional cultura dos pubs ingleses.

Uma pesquisa do grupo Nielsen estima que a venda de cerveja deve cair em 200 milhões de pints por ano por causa da nova lei.

Mas outro estudo, do Campaign for Real Ale, descobriu que 840 mil pessoas que não freqüentam pubs estão dispostas a fazê-lo agora com a proibição.

O diretor de comunicações da Associação Britânica de Pubs, Mark Hastings, acredita que a venda de comidas deve aumentar, mesmo com uma leve queda no consumo de bebidas.