Topo

Ter filhos cai em lista de condições para casamento feliz nos EUA

BBC Brasil

03/07/2007 08h00

Ter filhos caiu do terceiro para oitavo lugar em uma lista citando as nove condições essenciais para um casamento feliz entre os americanos, revelou uma pesquisa do Pew Research Center, em Washington, nos Estados Unidos.

O estudo compara dados da pesquisa recente, da qual participaram duas mil pessoas, com os resultados de um estudo semelhante feito em 1990.

Naquele ano, 65% dos entrevistados disseram que filhos eram muito importantes para o sucesso do casamento. Hoje, apenas 41% pensam dessa forma.

Fidelidade, uma boa vida sexual e compartilhar tarefas domésticas são hoje, nesta ordem, as três maiores prioridades no casamento.

Mães solteiras

Salário e moradia adequados, compartilhar crenças religiosas, gostos e interesses também foram considerados mais importantes do que ter filhos.

Segundo os autores da pesquisa, "satisfação pessoal" tornou-se a grande prioridade em um casamento.

Entretanto, apesar de ser considerados menos essenciais para o sucesso do casamento, os filhos continuam sendo apontados pelos americanos como a maior fonte de satisfação pessoal em suas vidas.

Os pesquisadores interpretaram essa revelação como um sinal de que as crianças não são mais vistas como o fator que sustenta ou mantém o casamento.

Em 2007, os pais preferem viver separados do que continuar em um relacionamento insatisfatório, dizem os pesquisadores.

Eles vêem os resultados da pesquisa dentro de um contexto mais amplo, onde casais estão retardando o momento de ter filhos e um número cada vez maior de crianças está nascendo de mães solteiras.