Topo

Em caso raro, panda nasce na Áustria; assista

da BBC Brasil

23/08/2007 18h50

Um zoológico da Áustria anunciou o nascimento do primeiro filhote de panda a ser concebido naturalmente em cativeiro na Europa.

O nascimento do pandinha, com cerca de 10 cm e pesando 100 g, foi descoberto nesta quinta-feira depois que foram ouvidos sons incomuns vindos do cativeiro dos pandas no zoológico Schönbrunn, em Viena.

Imagens feitas no cativeiro com uma câmera do circuito interno de TV do Schönbrunn foram a prova definitiva de que o casal de pandas do zôo, a fêmea Yang Yang e o macho Long Hui, tinham procriado.

O nascimento de pandas concebidos naturalmente em ambientes artificiais é considerado raro. As fêmeas da espécie só são férteis por três ou quatro dias por ano.

"Harmonia"

Yang Yang e Long Hui, ambos de sete anos, foram emprestados pela China ao zoológico austríaco em 2003. O filhote teria sido concebido no dia 27 de abril.

A diretora do zôo, Dagmar Schratter, disse que o casal vive em "perfeita harmonia".

A maioria dos pandas em cativeiro são concebidos por meio de inseminação artificial - mas o zôo austríaco preferiu deixar a natureza se encarregar do processo.

No entanto, segundo Schratter, o zoológico "tinha quase desistido" de ver os pandas se reproduzindo depois que um ultra-som feito em seis de agosto em Yang Yang (que significa "raio de sol") não mostrou sinais de que ela estava prenha.

O nome do pandinha, cujo sexo ainda não foi descoberto, será escolhido por autoridades chinesas, disse a diretora do zôo.

Acredita-se que existam apenas 1,6 mil pandas vivendo livres na natureza e outros 160 em cativeiro.