Topo

Governo britânico planeja dar 'pílula' para esquilos

Da BBC Brasil

04/10/2007 12h41

O governo britânico planeja dar anticoncepcionais para os esquilos cinzentos, em uma tentativa de controlar a população da espécie, vista como uma praga no Reino Unido.

No início do ano, o Ministério da Agricultura anunciou um plano de ação para controlar os esquilos cinzentos, trazidos da América do Norte no século 19.

Os esquilos cinzentos são responsabilizados por ameaçar a espécie nativa - dos esquilos vermelhos - além de arrancar cascas de árvores e roubar ovos de passarinho.

"Quando os esquilos cinzentos ocupam bosques e florestas, eles forçam a saída dos esquilos vermelhos. Em geral, depois de 15 anos de ocupação não há mais esquilos vermelhos na região", disse Charlton Clark, assessor de imprensa da Comissão Florestal que está estudando o uso de anticoncepcionais a pedido do Ministério.

Pílula

"Esta não é a primeira vez que se tenta usar anticoncepcionais para controlar a população de esquilos. Há alguns anos pesquisamos o tema, mas não conseguimos encontrar um contraceptivo eficiente, então, deixamos o método de lado", explica Clark.

"Mas agora cientistas americanos desenvolveram vacinas anticoncepcionais que funcionam em animais de grande porte. Estamos tentando adaptar essas vacinas para o uso em esquilos."

As vacinas são ministradas em animais selvagens de grande porte, como alces, com a ajuda de pistolas de longo alcance, mas isso não seria prático no caso dos esquilos.

Os cientistas britânicos estudam então uma forma oral do contraceptivo, e qual seria a melhor isca para atrair os esquilos.

No momento, estão sendo conduzido testes justamente com o tipo de isca a ser usado, e onde e como ela deveria ser apresentada, para que não ameace outras espécies.

Os esquilos cinzentos são portadores de um vírus que não os afeta, mas mata os esquilos vermelhos.

Teme-se que, se sua população não for controlada, os esquilos vermelhos poderão desaparecer totalmente do Reino Unido nas próximas duas décadas.

Estima-se que milhões de esquilos cinzentos vivam no Reino Unido.