Topo

Zoólogos capturam imagens de hipopótamo pigmeu ameaçado

10/03/2008 05h44

Câmeras instaladas em florestas da Libéria, no oeste da África, capturaram imagens de hipopótamos pigmeus, uma espécie rara que se acreditava ter sido dizimada pelo desmatamento, pela caça ilegal e pela guerra. Uma equipe liderada pelo Zoological Society of London viajou à Libéria em busca de sinais de sobrevivência do mamífero, de hábitos ainda pouco conhecidos.

Três dias após instalar as câmeras escondidas na floresta, a equipe de zoólogos se surpreendeu com o registro de imagens do animal.

Ben Collen, do Zoological Society of London, disse que, apesar das provas de que a espécie não foi extinta, ainda há a preocupação com a sobrevivência dos pequenos hipopótamos, que enfrentam as ameaças do desmatamento e de caçadores.

MiniaturaO hipopótamo pigmeu parece uma miniatura do hipopótamo comum. Com aproximadamente 75 cm de altura 180 kg de peso, o animal seria mais solitário e habituado a viver nas florestas e não na água.

Segundo os especialistas, menos de três mil hipopótamos pigmeus permanecem em seu habitat natural, localizado em florestas da Libéria, Serra Leoa e Guinéa.

Com apenas 10% das florestas ainda preservados, os hipopótamos pigmeus vivem sob constabnte ameaça. O que talvez seja o fator mais impressionante é que eles tenham sobrevivido a duas longas e brutais guerras civis na Libéria.

Rebeldes, soldados e milhares desabrigados caçavam animais na floresta para matar a fome.

Apesar de a guerra já ter terminado, o desafio, segundo os especialistas, será combater a caça e o desmatamento ilegais, que continuam colocando a vida desses raros animais em risco.