Topo

DNA pode desvendar mistério sobre 'monstro marinho'

05/09/2008 17h51

O mistério sobre uma criatura misteriosa encontrada há 200 anos no arquipélago de Orkney, no norte da Escócia, poderá ser desvendado por meio da análise de DNA do tecido da criatura, de acordo com um estudo apresentado nesta sexta-feira na Escócia.

A autora da pesquisa é a geneticista Yvvone Simpson, que estuda a criatura conhecida como a Besta de Stronsay. Segundo Simpson, a análise de DNA será possível por causa da descoberta de novas amostras de pêlos e fragmentos de ossos que faziam parte de uma coleção particular desde a década de 1930.

Ela pretende comparar o resultado da análise com um banco de dados de DNA de tubarões na Flórida, nos Estados Unidos, para tentar comprovar que a criatura de Stronsay seria uma espécie ainda não conhecida.

Isso porque alguns especialistas dizem acreditar que a carcaça seja de um tubarão-frade, o segundo maior peixe do mundo, ou de alguma outra espécie de tubarão.

Descobertas
A carcaça da criatura foi encontrada em uma das ilhas do arquipélago em 1808. Uma parte está conservada e permanece em exposição no Museu Real da Escócia, em Edimburgo.

No entanto, as amostras disponíveis até agora eram muito pequenas e não possibilitavam a análise do DNA para identificar a criatura. Simpson, que apresentou suas descobertas durante uma palestra no Festival Internacional de Ciências de Orkney, afirma que a descoberta de novos tecidos "pode ser o início de algo muito interessante".

Ela conta que, até agora, existem apenas histórias documentadas na época e repassadas pelas famílias moradoras da ilha. As descrições são detalhadas e consistentes e dão conta de que a criatura media cerca de 16 metros, segundo a geneticista.

"No entanto, agora temos o prospecto de algo mais tangível", disse.
A pesquisadora afirmou que pretende ter o resultado dos testes dentro de alguns meses.