Topo

Jabuti pode ser o mais velho animal terrestre do planeta

Da BBC Brasil

04/12/2008 17h23

Duas fotos tiradas com um intervalo de mais de cem anos indicam que o jabuti gigante Jonathan, habitante do arquipélago britânico de Santa Helena, no sul do Atlântico, tem 175 anos de idade - o que o tornaria o animal terrestre mais velho do planeta.

Originário das ilhas Seicheles, o animal chegou em Santa Helena em 1882, quando já tinha cerca de 50 anos de idade.

BBC
Habitantes locais dizem que Jonathan permanece bastante ativo
BBC
O jabuti Jonathan (à esquerda), na foto tirada em 1900
Jonathan foi fotografado pela primeira vez em 1900, quando tinha cerca de 70 anos de idade. A nova foto foi tirada recentemente, nos jardins do governador de Santa Helena, onde o jabuti continua morando.

De acordo com habitantes locais, Jonathan ainda tem energia para posar para fotografias de turistas e copular freqüentemente com as três jabutis fêmeas da ilha.

A tartaruga Harriet era apontada como o animal terrestre mais velho do mundo. Harriet morreu em 2005, aos 175 anos de idade, na Austrália.

Jabutis e tartarugas são considerados símbolos de longevidade em algumas culturas. Freqüentemente, os animais vivem mais de 150 anos.

O réptil do gênero que se tem registro de que tenha vivido por mais tempo foi a tartaruga Tu'I Malila, que morreu em 1965, aos 188 anos de idade.