Topo

Australianos compram água para evitar desabastecimento

05/12/2008 19h50

A região mais seca da Austrália, o Estado da Austrália do Sul, decidiu comprar 231 bilhões de litros de água para evitar o risco de desabastecimento em 2009.

As autoridades locais afirmam que gastaram dezenas de milhões de dólares para garantir que a quinta maior cidade do país, Adelaide, e o Estado tenham água suficiente.

A seca é comum no sul da Austrália, uma região que normalmente recebe pouca chuva. A falta de chuvas e uma grande redução no fluxo de água do rio Murray deixaram o governo estadual sem garantias de que o nível de água será suficiente para o consumo em 2009.

Os níveis de água na bacia do rio Murray, área que produz 40% das frutas, vegetais e grãos do país, registraram quedas dramáticas.

MercadoA secretária de Segurança Hídrica do Estado, Karlene Maywald, afirmou que parte dos bilhões de litros de água sairá de recursos hídricos compartilhados com os Estados de Nova Gales do Sul e Victoria.

Maywald afirmou que a região tem água suficiente para atender às necessidades em 2008, mas não acumulou o necessário para a temporada 2009-2010. "Então, tomamos a decisão de comprar água do mercado temporário", disse a secretária.

Em uma entrevista ao site australiano ABC News, o governador Mike Rann descreveu a medida como "precavida e sensata".

"Já compranos água há anos, mas esta está sendo comprada como uma garantia para as necessidades humanas mais importantes", afirmou.

"Acredito que o que ela (Maywald) fez foi absolutamente precavido e sensato na pior seca dos últimos mil anos, segundo especialistas", acrescentou.