Geólogos afirmam ter encontrado fóssil de elefante gigante pré-histórico

BBC Brasil

19/06/2009 15h29

Geólogos da Indonésia dizem ter encontrado um fóssil de um elefante gigante pré-histórico em uma escavação na ilha de Java.

Um pedaço de uma presa de 2.5 metros da espécie extinta foi inicialmente descoberto há cinco anos por um geólogo que trabalhava em um projeto de mapeamento geológico em Blora, na província de Java Central.

BBC
Segundo cientistas, o elefante media 4 metros de altura, 5 metros de comprimento, e pesava aproximadamente 10 toneladas
ASSISTA AO VÍDEO
Em março deste ano, uma pedreira que ficava no local, teria desmoronado e exposto mais partes da presa e alguns ossos do elefante, o que chamou a atenção de uma equipe de geólogos que estavam perto do local na ocasião.

A equipe, junto com pesquisadores australianos da Universidade de Wollongong, trabalhou durante um mês para escavar o esqueleto gigante e transportá-lo para o Museu de Geologia da Indonésia em Bandung, na província de Java Oeste.

Segundo cientistas do museu, o elefante media quatro metros de altura, cinco metros de comprimento, e pesava aproximadamente 10 toneladas.

Ainda não se sabe ao certo qual a idade do fóssil, mas de acordo com os cientistas, estudos preliminares indicam que o animal poderia ter vivido 200 mil anos atrás.