Topo

'Divórcio' de cisnes intriga veterinários britânicos

24/01/2010 09h49

Um raro caso de "divórcio" entre cisnes observado em uma reserva natural para aves no centro da Grã-Bretanha está intrigando os especialistas.

Os cisnes normalmente mantêm um único parceiro pela vida toda.

Mas um casal de cisnes surpreendeu os veterinários da reserva de Slimbridge, no condado de Gloucestershire, ao retornar ao local em sua migração de inverno com parceiros diferentes dos que tinham na temporada do ano passado.

Casos de cisnes que encontram novos parceiros após a morte do parceiro anterior não são incomuns.

Mas os veterinários do centro dizem que esta é apenas a segunda vez em mais de 40 anos que um "divórcio" como esse foi observado entre os mais de 4 mil casais de cisnes que passaram pela reserva no período.

Os veterinários descreveram a situação como "bizarra".

Suspeitas
As primeiras suspeitas sobre a ocorrência rara foram levantadas quando o cisne macho Sarindi retornou da migração anual para o ártico russo sem sua parceira por dois anos, Saruni, e trazendo uma nova fêmea à tiracolo, batizada de Sarind.

A chegada do casal levou os veterinários da reserva a temerem que Saruni havia morrido.

Mas pouco depois Saruni chegou à reserva, trazendo um novo macho, Surune.

Após observá-los, os especialistas concluíram que o relacionamento antigo havia acabado e que novos teriam começado.

Surpresa
Julia Newth, pesquisadora de vida selvagem do centro Slimbridge, disse que a situação surpreendeu os funcionários da reserva.

Segundo ela, os cisnes tendem a manter "verdadeiras lealdades" e longos relacionamentos.

"Enquanto ambos estiverem vivos, eles tentarão se manter juntos. Se eles mudam de parceiros, normalmente é em consequência da morte de um deles, não por escolha própria", explica.

Segundo ela, o casal antigo não tomou conhecimento um do outro com nenhum sinal de reconhecimento ou de cumprimento, embora eles estejam ocupando a mesma parte de um pequeno lago da reserva.

Questionada sobre a razão da separação, ela diz: "Uma possível razão é a incapacidade para reproduzir, já que eles estavam juntos havia dois anos, mas nunca tiveram filhotes. Mas é difícil dizer a razão com certeza".