Topo

Pesquisa mostra o que acontece dentro de cobra que engoliu jacaré

Mesmo após anos estudando as pítons, biólogo americano disse que ainda se surpreende com a facilidade com que essas cobras podem digerir suas presas  - TNT Corlis via ABC Northwest Queensland
Mesmo após anos estudando as pítons, biólogo americano disse que ainda se surpreende com a facilidade com que essas cobras podem digerir suas presas Imagem: TNT Corlis via ABC Northwest Queensland

14/05/2015 07h48

Fotos e vídeos de cobras devorando outros animais sempre circulam na internet. Mas o que acontece por dentro do corpo de uma serpente quando ela engole, por exemplo, um jacaré?

O biólogo americano Stephen M. Secor, professor da Universidade do Alabama, analisou radiografias de uma píton birmanesa enquanto ela digeria sua presa.

No total, a cobra precisou de seis dias para digerir o jacaré inteiro.

"O jacaré se decompõe lentamente graças à ação combinada do ácido clorídrico e a enzima pepsina", explica Secor à BBC Mundo. "É surpreendente a facilidade com que as pítons podem digerir presas desse tamanho."

Segundo ele, as enzimas no intestino delgado têm a tarefa de romper a pele resistente do jacaré.

Secor e sua equipe já haviam feito o mesmo experimento com cobras engolindo pombas e ratos. Segundo eles, a principal diferença é a de que a serpente gasta mais energia para digerir as duras escamas do réptil do que nos casos anteriores.