Topo

Facebook constrói drone que viabiliza acesso à internet em locais remotos

31/07/2015 18h35


Drone visa levar acesso rápido de internet a lugares remotos

O Facebook anunciou a construção de um drone próprio, para levar conexão de internet a partes remotas do mundo.

O drone, que tem a envergadura de um Boeing 737, vai operar a uma altura de até 27,4 quilômetros e pode ficar no ar por períodos de até 90 dias.

A empresa diz que o drone poderá fornecer internet a uma velocidade de 10 gigabits por segundo.

A novidade, que será testada nos EUA no final do ano, foi projetada pela equipe aeroespacial do Facebook, informou Jay Parikh, vice-presidente de engenharia e infraestrutura global da empresa.

"Nosso objetivo é acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias que possam mudar drasticamente o cenário econômico da disponibilização de infraestrutura de internet", disse Parikh.

"Estamos analisando diversas abordagens diferentes para esse desafio, inclusive com aeronaves, satélites e soluções terrestres. Nossa intenção não é construir tecnologias e operá-las nós mesmos, mas sim avançar mais rapidamente no estado dessas tecnologias para que elas se tornem soluções viáveis para serem empregadas por operadores e outros parceiros."

Laser

Trata-se da mais recente iniciativa da rede social em seu projeto Internet.org, voltado à conectividade nos países em desenvolvimento.

A estratégia ajudará o Facebook a continuar a aumentar sua base de usuários - algo crucial para satisfazer os investidores.

Parikh disse que a tecnologia dos drones deve ser vista como "um avanço significativo".





"Foi projetado e testado em laboratório um laser que consegue transmitir dados a 10 gigabits por segundo - cerca de dez vezes mais rápido do que (os equipamentos) mais avançados da indústria - a um alvo do tamanho de uma moeda a mais de 16 km de distância", afirmou o engenheiro.

"Estamos agora começando a testar esses lasers em condições reais. Quando (o teste) acabar, nosso sistema de comunicações a laser poderá ser usado para conectar nossas aeronaves entre si e com (os equipamentos) em terra, possibilitando a criação de uma rede estratosférica que pode se estender às regiões mais remotas do mundo."

No entanto, a expansão do Facebook para além de seus mercados atuais despertou desconfiança em alguns círculos - bem como acusações de que a rede social teria segundas intenções.

O projeto Internet.org irritou parte da comunidade tecnológica indiana quando foi lançado no país, por oferecer acesso gratuito a internet móvel para apenas alguns sites, não para toda a web.

Empresas de internet no país alegam que a gratuidade oferecida pelo Facebook propiciava a concorrência desleal e que a rede social consegue monitorar os internautas usuários do serviço grátis.