Topo

Qual o segredo por trás das crateras que se abrem de repente na terra?

Fenômeno geológico virou manchete no sábado quando buraco de 150 metros de diâmetro engoliu, barracas, carros e uma van em praia da Austrália - EFE
Fenômeno geológico virou manchete no sábado quando buraco de 150 metros de diâmetro engoliu, barracas, carros e uma van em praia da Austrália Imagem: EFE

29/09/2015 05h33

Uma imensa cratera se formou na noite do último sábado (26) em uma área de camping em uma praia popular de Queensland, no nordeste da Austrália. O poço, de 150 metros de diâmetro e 3 metros de profundidade, engoliu um carro, uma van e barracas, mas não deixou vítimas ou desaparecidos.

A área foi evacuada e 140 pessoas tiveram que deixar o camping, pois se teme que as correntes marítimas possam aumentar o tamanho da cratera. 

Nas redes sociais, muitos leitores da BBC Brasil questionaram o que causa este fenômeno.

Ele é bem mais comum do que se pensa, e já ocorreu em vários cantos do planeta (veja mais abaixo). Só nesta mesma praia, outro gigantesco buraco já tinha aparecido havia quatro anos.

Cratera Rússia - BBC Brasil - BBC Brasil
Sumidouro na Rússia já triplicou de tamanho desde que surgiu, há dez meses
Imagem: BBC Brasil

As razões

Mas por que se abrem esses gigantescos poços naturais na superfície?

Eles resultam de um processo de erosão, em que uma capa de rocha sob o solo, geralmente formada por rochas de carbonato de cálcio, como as pedras calcárias, é dissolvida por águas ácidas. A água fica ácida porque, quando a chuva se infiltra no solo, ela absorve o dióxido de carbono e reage com vegetação em decomposição.

Com o tempo, a erosão vai criando um sistema de pequenas cavernas e, quando estas cavidades não suportam o peso da terra ou areia por cima delas, a terra afunda e forma um sumidouro.

Dependendo das circunstâncias, o colapso final destes poços pode levar minutos ou horas e se dar naturalmente ou ter outros fatores como gatilho, como uma chuva intensa ou um terremoto.

Em áreas urbanas, há alguns sinais de alerta, como janelas e portas que não fecham mais completamente ou rachaduras que aparecerem na fundação de uma casa. Em alguns casos, é possível sentir tremores no solo.

No caso da praia australiana, não está claro por que o sumidouro surgiu. Mas geólogos o estão monitorando para descobrir as causas e ver se é possível que toda a península desapareça.

Até o momento, eles dizem, não há sinais de que isto esteja ocorrendo ou possa vir a acontecer.

Outros sumidouros

Estas crateras podem variar no seu tempo de formação - alguns levaram milhares de anos para se formar - e variam muito em tamanho. A mais profunda de que se tem notícia fica na China. Tem mais de 650 metros de profundidade e 600 metros de diâmetro. Algumas surgem na natureza, outras em áreas urbanas.

Um sumidouro de 100 metros de profundidade se abriu em 2007 na Cidade da Guatemala, matando três pessoas e engolindo várias casas.

Cratera México - BBC Brasil - BBC Brasil
Sumidouro matou três pessoas e engoliu diversas casas na Guatemala em 2007
Imagem: BBC Brasil

Em 2013, na Flórida, nos Estados Unidos, um buraco de poucos metros de largura levou consigo o quarto de uma casa e matou seu morador.

Também há milhares destes buracos às margens do Mar Morto, no Oriente Médio. Eles surgem desde os anos 1980, com o recuo das águas conforme o lago salgado seca.

E uma cratera que se abriu há dez meses na Rússia está sendo monitorada de perto, pois já triplicou de tamanho atingindo 120 m de largura, desde que surgiu.

Cratera Mar Morto - Reuters - Reuters
Buracos vêm se abrindo nas margens do Mar Morto desde os anos 1980
Imagem: Reuters