Topo

Por que anúncio de EUA e China sobre Acordo de Paris pode ser boa notícia para o meio ambiente

Carolyn Kaster/AP
Imagem: Carolyn Kaster/AP

03/09/2016 13h36

Os Estados Unidos e a China --que, juntos, são responsáveis por 40% das emissões de carbono do mundo-- anunciaram neste sábado (3) que ratificarão, ou seja, adotarão oficialmente, o acordo global sobre o clima de Paris.

Após chegar à cúpula do G20 na cidade de Hangzhou, na China, O presidente americano Barack Obama disse que "a história dirá que o esforço que fizemos hoje foi essencial".

Mas a resolução dos dois países pode realmente ser uma boa notícia para o meio ambiente?

As emissões de gases do efeito estufa são a principal força por trás da mudança climática no planeta.

Em dezembro de 2015, durante a COP-21 (conferência do clima da ONU), países concordaram em reduzir suas emissões o suficiente para manter o aumento médio da temperatura global "bem abaixo de 2ºC".

O ponto central do chamado Acordo de Paris, que valerá a partir de 2020, é a obrigação de participação de todas as nações --e não apenas países ricos-- no combate às mudanças climáticas. Ao todo, 195 países membros da Convenção do Clima da ONU e a União Europeia assinaram o documento.

Mas ele só será aplicado legalmente depois de ser ratificado por pelo menos 55 países, que, juntos, produzam 55% das emissões de carbono.

"Este é um passo importante para tornar o Acordo de Paris uma realidade", diz o analista de questões ambientais da BBC Roger Harrabin.

"Outras nações vão brigar para entregar suas ratificações, mas isso vai colocar pressão nos países do G20 durante o fim de semana, para que sejam mais rápidos na promessa de parar de subsidiar a queima de combustíveis fósseis."

Metas diferentes

Até agora, as 23 nações que haviam ratificado o acordo eram responsáveis por somente 1% das emissões.

"Com a ratificação da China e dos EUA, só será preciso conseguir mais um par de grandes poluidores para que o total de 55% seja alcançado", explica Harrabin.

Mas mesmo que isso ocorra em breve, ainda há muitos desafios pela frente.

A Grã-Bretanha, por exemplo, ainda não ratificou o tratado. Um porta-voz da primeira-ministra Theresa May disse à BBC que isso seria feito assim que possível, mas não falou em datas.

No Brasil, o tratado passou pela Câmara dos Deputados, mas ainda precisa do aval do Senado.

Em seu discurso em Hangzhou, Obama afirmou que o Acordo de Paris é "a melhor chance que temos de lidar com um problema que pode acabar transformando este planeta".

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou que Obama e o presidente chinês Xi Jinping foram "perspicazes, corajosos e ambiciosos".

No entanto, ambos os países estabeleceram metas muito diferentes, refletindo os diferentes estágios de seu desenvolvimento econômico.

Os Estados Unidos dizem que, até 2025, tentarão reduzir suas emissões de carbono para 26 a 28% abaixo do que emitiam em 2005.

Já a China prometeu reduzir apenas o avanço de suas emissões até 2030.

'Fraco demais'

Outro desafio, segundo Harrabin, é o fato de que mesmo que os dois países cumpram suas promessas, os cortes ainda resultariam em um aumento de 2,7ºC ou mais na temperatura do planeta --muito acima do 1,5ºC que a ONU tem como meta.

Analistas alertam para o fato de que o objetivo de manter o aumento de temperatura abaixo dos 2ºC já corre o risco de não ser alcançado.

Durante 14 meses consecutivos, meteorologistas registraram o mês mais quente da história. E a média de temperatura global deve aumentar mais nos próximos anos, na medida em que o efeito das emissões de carbono atuais forem sentidos.

A organização ambiental Friends of the Earth comemorou a decisão da China e dos EUA, mas seu porta-voz, Asad Rehman, disse que "o Acordo de Paris é um passo na direção certa, mas na verdade é fraco demais e adia as ações até a próxima década".

"O que precisamos é uma ação abrangente e urgente para cortar as emissões e construir um futuro com menos carbono", afirmou.