Topo

Estes morangos são vermelhos? Pense bem, talvez sua mente esteja te enganando

Matt Lieberman/Twitter
Imagem: Matt Lieberman/Twitter

02/03/2017 14h26

Às vezes, as coisas não são exatamente o que parecem.

À primeira vista, essa foto parece ter sido mal tirada. Ou talvez alguém estaria brincando com filtros ou algum programa de edição fotográfica.

Mas o que você realmente está vendo é uma imagem que não contém nenhum pixel - a menor unidade de uma imagem digital - da cor vermelha.

Ou seja, se você está enxergando morangos vermelhos, na verdade está sendo enganado por sua própria mente.

A explicação é científica. As cores aparecem de maneira diferente em função da luz - a iluminação gerada por lâmpadas fluorescentes (aquelas que existem em muitos escritórios) não é a mesma provocada pelas incandescentes (normalmente usadas nas casas), por exemplo.

Isso poderia influenciar as cores que vemos. Mas o fato é que nosso cérebro faz ajustes para garantir que sempre vejamos os morangos na cor vermelha, independente da cor da luz do lugar onde os estamos vendo (e comendo).

Consistência de cor

Esse fenômeno é chamado "consistência de cor", uma característica que permite a nós, seres humanos, percebermos as cores ao nosso redor de uma maneira que elas não mudem conforme a variação das luzes do ambiente.

Assim, sempre identificaremos as coisas das cores que aprendemos que elas são, sem correr riscos de confundi-las.

Bevil Conway, um especialista em percepção visual, disse ao site Motherboard: "É como se seu cérebro dissesse: a fonte de luz que estou vendo tem um componente azul, então vou eliminar isso automaticamente de cada pixel".

"E quando você elimina os pixeis cinzas e esse desvio para o azul, você acaba vendo o vermelho."

 

E por nós já sabermos que os morangos são vermelhos, isso ajuda o cérebro a identificar a cor correta.

Debate

A imagem dos morangos começou a circular nas redes sociais após ser postada por um usuário do Twitter, Akiyoshi Kitaoka, o que lançou a polêmica.

A partir disso, outros usuários passaram a publicar as paletas de cores para comprovar que não havia nenhum pixel vermelho na imagem.

Uma dica: é possível perceber o cinza melhor se você focar o olhar no fundo dos morangos.

 

O debate, porém, não é o mesmo que aquele ocorrido com o famoso vestido de 2015, que virou febre nas redes sociais - a confusão era entre enxergar a peça como sendo preta e azul ou branca e dourada.

A explicação para aquela polêmica também tem a ver com as fontes de luz e a maneira como elas interferem nas cores. A explicação daquele caso está principalmente na forma como os olhos e o cérebro evoluíram para ver cores na luz solar.

Como os seres humanos evoluíram para ver a luz do dia, seus cérebros começaram a levar em conta o fato de que a luz muda de cor. Os objetos têm um certo tom vermelho rosado de madrugada, mais azul e branco ao meio-dia e voltam a ser mais avermelhados no pôr do sol.

O cérebro tenta descontar o efeito da luz do sol (ou outra fonte de luz) para chegar a uma cor "verdadeira".

Por isso, algumas pessoas viam azul no vestido mas seus cérebros ignoravam isso, atribuindo a cor azulada à fonte de luz, em vez de ao próprio vestido. Elas viam branco e dourado - quando o vestido, na verdade, era branco e azul.

Vestido - SWIKEDTMBLR - SWIKEDTMBLR
Imagem: SWIKEDTMBLR
Ambos os casos têm relação com os ajustes que a mente faz com a tonalidade baseada no tipo de luz que ilumina as coisas.